TRIBUTOS

Consultoria On-Line / Permanente

Nesta forma de consultoria estamos 100% do tempo com nosso cliente, compartilhando nosso conhecimento nas áreas fiscal, contábil e societária, participando das decisões estratégicas do empresário em relação a melhor forma de atingir seus objetivos.

Conferência fiscal em ICMS e PISCOFINS

  • Análise crítica dos procedimentos fiscais;
  • Identificamos oportunidades lícitas e de outros benefícios fiscais que possibilitem redução da carga tributária no ICMS;
  • Revisão de parâmetros fiscais, classificação fiscal e tributação;
  • Transferência e habilitação de créditos fiscais do ICMS (SISCRED);
  • Incentivos Fiscais e habilitação para Regimes Especiais;
  • Análise de possíveis créditos não aproveitados ou créditos indevidos apropriados;
  • Validação entre SPED Fiscal x SPED Contribuições.

Recuperação de créditos de ICMS e PIS/COFINS

  • Recuperação de créditos do ICMS pagos indevidamente por erro de tributação;
  • Recuperação de créditos tributários pelo desfazimento do ICMS ST nas operações interestaduais;
  • Recuperação de créditos fiscais e compensações previdenciárias quando for o caso e identificação de possíveis contingências.

Conferência das apurações mensais do Lucro Real

  • Mensalmente ou Trimestralmente de acordo com a forma de apuração adotada pelo cliente, analisamos, confrontamos, e conferimos as apurações do Lucro Real, verificando alguns itens essenciais, sendo eles:
  • Adições e Exclusões (IN nº 1.700/17);
  • Benefícios Fiscais (FIA, PAT, Rouanet, SUDAM, etc.);
  • Utilização correta dos Prejuízos Fiscais;
  • Análise pormenorizada das contas de custos e despesas, eliminando a utilização de gastos como dedutíveis erroneamente;
  • Revisão detalhada do cálculo do IRPJ e CSLL.

Revisão Declarações Acessórias – ECF

  • Usando da mesma tecnologia, focamos na revisão do Sped Contábil Fiscal, também conhecido como o Livro de Apuração do Lucro Real e Contribuição Social eletrônico.

Nessa revisão se faz:

  • Auxílio no preenchimento dos blocos;
  • Confronto entre a apuração mensal do cliente e o declarado, conferindo a Parte A e B do LALUR e LACS;
  • Conferência da PARTE B do LALUR (prejuízos fiscais, PAT, adições e exclusões temporárias IRFS);
  • Confronto da composição dos Custos declarados com o sistema financeiro da companhia;
  • Confere-se o preenchimento das retenções sofridas de IR e CS;
  • Orienta-se o preenchimento para utilização das retenções acima;
  • Confronto dos débitos aqui apurados com os declarados em DCTF.

Demonstrações Financeiras

Revisão Contábil Mensal

  • Análise de Balancetes

Nesse trabalho, efetuamos uma análise horizontal e vertical dos balancetes mensais, com o intuito de identificar possíveis “fraturas”, podendo dessa forma identificar ajustes ou lançamentos errôneos da companhia.

Também identificamos nessa análise se existe sobrecarga de custos ou despesas, podendo assim conversar com o empresário a fim de confirmar se todos os gastos foram computados corretamente, e se são de conhecimento dos responsáveis.

  • Conferência Documental

A execução deste trabalho consiste em efetuar confrontos conta a conta do balancete, pedindo composições físicas (financeiras/patrimoniais), a fim de organizar e se precaver futuros questionamentos por parte dos meios fiscalizadores, pode-se chamar de uma “mini auditoria”.

  • Análise e apresentação dos índices

Em decorrência dos trabalhos supracitados, executa-se através de nosso software interno, com a base de dados do sped contábil, os cálculos dos principais indicadores de desempenho que o mercado conhece (índices de liquidez, rentabilidades de ativo, patrimônio líquido, rotatividade de estoque, percentual custo sobre vendas, prazos médios de pagamentos e recebimentos, margens de lucratividade, endividamento, necessidades de capital, etc.), com o intuito de auxiliar na gestão, para tomada de decisões.

  • Normalização do Resultado (EBITDA)

Tendo em vista a necessidade do empresário saber adequadamente a capacidade de geração de resultado operacional em tempo hábil, desenvolvemos este trabalho de normalização do resultado ou também conhecido como “Ajuste de EBITDA”, analisando todas as contas de resultado, extraindo (ajustando) tudo o que não for recorrente da operação, e também movimentações que ali estão e não interferem na geração bruta de caixa. Com os softwares desenvolvidos internamente, conseguimos trabalhar de forma prévia, para que a empresa esteja estruturada (preparada) para futuras operações de M&A.

 

Revisão Declarações Acessórias – ECD

  • Com nossas ferramentas tecnológicas internas, conseguimos desenvolver um processo de revisão do Sped Contábil, visando identificar problemas, antes da transmissão, algumas das validações são:
  • Orientação no preenchimento dos blocos;
  • Visualização de saldo de caixa negativo;
  • Análise e Conferência do Balanço Patrimonial, DRE, DMPL ou DLPA, DFC, DVA e Notas Explicativas;
  • Validações que a ECD não efetua, porém refletem em advertências e erros na entrega da ECF:

– Vinculação do plano de contas da empresa com o referencial dado pela RFB;

– Mapeamento da vinculação correta conforme os grupos do balanço e DRE;

– Verificação dos Saldos iniciais do período;

– Forma de registro do lançamento de encerramento (zeramento) do exercício;

– Preenchimento correto do arquivo em caso de mudança de plano de contas ao decorrer do ano calendário.

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