Sua Empresa está preparada para a sua saída?

3 de agosto de 2020

Ninguém gosta de falar em ausência prematura, pois somos programados para viver e sempre planejar o futuro, com sonhos, objetivos e metas que nos desafiem a tirá-las do papel e realizar o planejado. Porém, todos somos finitos, e a dificuldade de discutir essa questão não deve simplesmente travar a discussão; pois as empresas, estas sim podem durar várias gerações, e a falta de planejamento pode fazer com que elas acabem quando da saída de seus fundadores.

Situação pouco pensada pelos empresários, é a sua ausência precoce na gestão dos negócios. No Brasil a grande maioria das empresas são familiares e, por consequência, tem sua administração nas mãos de sócios que as fundaram as empresas. Essa administração por sua vez acaba se centralizando em um ou dois sócios fundadores, que, muitas vezes, não sentem veem a necessidade de dividir suas estratégias e visões de longo prazo com os demais membros da família.

Com a pandemia ocasionada pelo Covid-19, foi divulgado um aumento no número de testamentos registrados em cartório, o que em tese levou a uma maior reflexão sobre o tema de planejamento sucessório. Porém, o que a maioria das pessoas não sabe é que o testamento sem um planejamento sucessório elaborado, que leve em conta as particularidades da família, na maioria das vezes, não é suficiente para atingir o objetivo a que se propõe.

Nesse sentido, o planejamento sucessório busca, por meio da aplicação de ferramentas legais, auxiliar as famílias dos sócios e as empresas familiares a estruturar e organizar o patrimônio empresarial e dos sócios, visando a longevidade da empresa, a preservação dos bens, patrimônio empresarial e familiar para o caso de uma ausência saída precoce de um sócio, por qualquer que seja o motivo.

A Consult Soluções Empresarias atua no ramo societário, patrimonial e sucessório, apresentando soluções customizadas neste sentido.

Jackson de Menezes Rodrigues | Sócio da Consult Soluções Empresariais

Entre em contato
com nossa equipe
de especialistas

      Tenha mais informação de qualidade!

      Cadastre-se para receber todas as novidades.