Holding Familiar e Sucessão Empresarial

14 de setembro de 2020

A Holding Familiar objetiva a concentração e proteção do patrimônio familiar por meio de uma pessoa jurídica que facilita a gestão dos ativos e visa também a perpetuidade dos negócios familiares com a conservação do patrimônio empresarial e da família. A Holding também é muito usada para o planejamento da sucessão empresarial, pois se bem utilizada pode ser uma importante ferramenta para resolução de conflitos familiares e proteção da empresa operacional. Com base na legislação e nos posicionamentos jurisprudenciais, elaboramos planejamentos sucessórios visando à conservação e transmissão do patrimônio para as futuras gerações com o menor custo tributário e buscando sempre a melhor solução para a sua empresa e para a sua família.

A utilização da Holding Familiar como ferramenta de organização patrimonial traz uma série de vantagens, pois ela pode ser um Instrumento de Planejamento Sucessório, ela ajuda a evitar ou reduzir os custos e problemas do processo sucessório junto aos herdeiros (temido inventário), permite ao patriarca a realização de sua vontade no planejamento da administração das empresas e dos bens que serão deixados por herança e ainda cria uma barreira de proteção quanto aos bens transferidos na sucessão, relativamente a problemas dos herdeiros, já que os bens passam a ser da Holding e a herança passa a ser de quotas ou ações.

A aplicação da Holding como estratégia de planejamento sucessório é uma opção interessante também para evitar o condomínio de bens indivisíveis ou de difícil divisão, como bens imóveis ou obras de arte, pois, muitas vezes, o patriarca tem intenção de centralizar a gestão do patrimônio para que os filhos continuem o seu legado em conjunto, e na maioria dos casos, não são todos os filhos que farão a gestão desse patrimônio. Assim, a Holding também facilita a administração dos bens, pois sempre haverá a nomeação de um membro da família para a gestão do patrimônio.

Com mais de 40 anos de atuação na área societária, patrimonial e sucessória, a CONSULT Soluções Empresariais tem expertise para assessorar sua família. Para maiores informações e esclarecimentos entre em contato conosco.

Jackson de Menezes Rodrigues (45) 99919-7005 | jackson.rodrigues@consult.com.br

Sócio da Consult Soluções Empresariais

Entre em contato
com nossa equipe
de especialistas

      Tenha mais informação de qualidade!

      Cadastre-se para receber todas as novidades.