Governo do Paraná moderniza guia de recolhimento com pagamentos via PIX

27 de agosto de 2021

A partir de setembro, o Governo do Paraná irá disponibilizar um novo modelo de emissão de guias para pagamento de taxas e tributos estaduais, uma das facilidades trazidas com o novo modelo será a opção de pagamento via PIX.

O pagamento pelo PIX será realizado através de QR Code disponibilizado nas guias para este fim, trazendo como vantagem a possibilidade de pagamento por meio de qualquer banco, inclusive os digitais, não se restringindo aos conveniados com o Estado. O PIX poderá ser utilizado somente via aplicativo ou por internet banking, não sendo possível o pagamento diretamente na instituição bancária.

O Governo também introduziu mudanças em relação a data de validade das guias, que a partir de 01 de outubro de 2021, os bancos conveniados com o Estado do Paraná passarão a verificar o campo relativo à data de vencimento das guias, impossibilitando o pagamento das guias que excedam o prazo estabelecido, sendo necessária a geração de uma nova guia no Portal da Fazenda para pagamento.

As medidas fazem parte do projeto GRPR Única, que visa realizar modificações e atualizações no sistema de pagamento, que unificará as guias de recolhimento em relação a taxas, ICMS, aluguéis, vestibulares e demais verbas devidas ao Estado do Paraná.

Fonte: Secretaria da Fazenda do Paraná